Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de InterioresCentro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCentro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCentro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de InterioresCentro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  599
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Primus Vitória, Tarkett
  • Arquitetos Responsáveis: Frederico Roeber, Miguel dos Santos
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na remodelação de uma Moradia unifamiliar na avenida Fernão Magalhães na zona centro do Porto. A intervenção centrou-se exclusivamente na alteração do espaço interior, servindo um novo propósito – ser um espaço dedicado à saúde e bem-estar. Surge assim o novo espaço CIM – Centro de Inovação Médica.

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

Sendo uma clínica dedicada a potenciar a longevidade  dos pacientes, atua em diversas áreas da medicina, por forma a apresentar soluções e tratamentos integrados com um acompanhamento médico transversal – medicina geral, cardiologia, nutrição, psicologia entre outros. A estratégia de intervenção passou pela distribuição do programa entre os três pisos de acordo com o procedimento de trabalho da clinica.

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

A entrada é efetuada no piso 0  onde se encontra o balcão de receção e sala de espera, bem como a sala de secretariado. Ainda no piso 0 localizam-se as salas onde é feita a consulta do paciente e as primeiras análises de ADN, para posterior estudo. Sendo o piso de entrada destinado ao diagnóstico do paciente, o piso -1 onde estão localizados os gabinetes médicos,  destina-se ao tratamento e acompanhamento do paciente. Já no piso superior encontram-se salas de estudo, uma copa e ainda a sala de administração.

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Alexander Bogorodskiy
Planta
Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Sendo um local onde são efetuadas análises genéticas buscando tratamentos com vista na longevidade do paciente, foi intenção primária retratar a ideia de um percurso orgânico que de certa forma esconde os seus limites, fazendo alusão a um percurso longo e quase infinito, criando assim um paralelismo com o conceito da própria clinica.

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

Também a luz teve um papel fundamental na criação de uma atmosfera tanto científica quanto de certa forma, etérea. No piso da entrada, foi intencional a busca da luz natural para iluminar todo o espaço de forma a trazer um ambiente mais acolhedor à área de estar. No piso -1 foi intencional a escolha de não ter luz natural na sala de espera, e usar luz artificial para acentuar a imagem deste piso de tratamento com um clima mais hospitalar.

Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Pia
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oporto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Inovação Médica / Federico Roeber + Miguel dos Santos" 07 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937072/centro-de-inovacao-medica-federico-roeber-plus-miguel-dos-santos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.